Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

IPEZIM - Feito com amor

No início de 2014 eu ví uma moça sentada em um banco olhando para a enseada de Jurujuba, tinha uma enorme mochila ao seu lado e uma expressão contagiante de alegria em sua face. Não entendi muito bem aquela situação, mas segui minha vida. No dia seguinte encontrei novamente a mesma moça no galpão náutico do Jurujuba Iate Clube, tentando cobrir com pedaços de plástico uma quilha de ferro fundido, para protegê-la da chuva que ameaçava cair. Neste momento me prontifiquei em ajudar e ofereci uma pequena lona plástica que havia em meu carro para cobrir o restante. No dia seguinte presenciei a chegada de um veleiro, ainda por ser terminado, em um caminhão sujo de pó de minério de ferro. Fiquei extremamente curioso e acompanhei o desembarque do veleiro. Lá estava novamente a moça da mochila, agora acompanhada de um homem barbudo todo empoeirado pelo mesmo pó de minério. Tanto o barbudo quanto a moça estavam radiantes. Esse foi o meu primeiro contato com o casal Luciana Alt e Vitor Moura, e o veleiro era o IPEZIM.

Nossa amizade começou quando tomei conhecimento da fantástica aventura que foi esse veleiro chegar até ali. Aventureira é aquela pessoa curiosa em aprender e experimentar o novo, é destemida em se lançar em desafios, corajosa em buscar o conhecimento necessário para vencer etapas e determinada em alcançar os objetivos estabelecidos. E hoje tenho certeza que esses dois são verdadeiros aventureiros.

A carioquíssima Luciana, ainda criança já praticava vela, participou de regatas e campeonatos em diversas classes. Ainda na fase escolar teve que acompanhar a família que havia se transferido para Belo Horizonte, local pouco adequado para a prática da vela. Mas com seu espírito aventureiro logo se engajou em grupos de espeleologia e passou a explorar as cavernas de Minas Gerais. Já há algum tempo nos grupos de espeleologia veio conhecer um jovem universitário que estava entrando nesse mundo das cavernas, Vitor Moura. Algum tempo depois vieram a namorar e posteriormente se juntaram. Uma união baseada em amor, sonhos e aventuras.

Vitor desde pequeno se interessava por barcos e sonhava um dia poder se aventurar pela costa brasileira ou até pelo mundo afora. Ora vejam que dessa união surgiria a idéia de se adquirir um veleiro para curtir novas aventuras. Mas o dinheiro não era suficiente e nem o local que moravam adequado. Depois de muitos estudos e várias hipóteses analisadas veio a ideia de se construir o IPEZIM.

Essa história é contada e ilustrada no Fotolog Veleiroipe (http://www.fotolog.com.br/veleiroipe/mosaic/).

Passaram-se dez anos e o IPEZIM foi lançado à água e hoje veleja pelas águas da Baía de Guanabara e arredores do Rio de Janeiro, mas tenho certeza que logo ganhará outros mares.

O veleiro IPEZIM é um Multichine 28 construído por Vitor e Luciana durante dez anos. Tenho certeza que só venceram cada um dos dias dessa jornada com muito amor e dedicação um pelo outro. Foram muitas as dificuldades relatadas pelo casal, todas superadas. Boa sorte ao Vitor e à Luciana e parabéns pelo excelente trabalho que fizeram.


Vitor e Luciana no Veleiro IPEZIM em 06/11/2014


Vitor e Luciana no Veleiro IPEZIM em 06/11/2014 - Estavam instalando o radar.

2 comentários: