Total de visualizações de página

sábado, 16 de agosto de 2014

Tamanho não é documento

Quando tamanho não é documento?
Vamos voltar a esta questão do tamanho da embarcação. É sempre um tópico que gera muitas discussões, mas na verdade o tamanho da embarcação tem, obrigatoriamente, que ser adequado ao perfil de utilização do seu dono. É uma simples constatação do óbvio. Mas nem todos querem ver isso. A combinação dos fatores de utilidade é que vai determinar o uso de qualquer embarcação:
1- Para que vai servir o barco? Lazer, trabalho, esporte ou status
2- Quanto tenho disponível na minha renda para adquirir o barco? Quanto maior mais caro
3- Quanto tenho disponível na minha renda para manter o barco? Quanto maior mais manutenção
4- Quanto tenho disponível na minha renda para utilizar o barco? Aqui entra consumo de combustível, em barcos a motor, despesas com tripulação, em barcos grandes.
4- Onde vou guardar meu barco? Quanto maior mais complicado e mais caro. Nesta questão há considerações importantes já discutidas em outro tópico referentes à possibilidade de o barco ficar sempre na água.
5- No caso de optar por um veleiro, existem outras questões: Sou velejador? Gosto de velejar? Sei velejar? O meu veleiro permite que eu veleje só? Se não dá para velejar só, tenho condição de bancar uma tripulação adequada? Nesta última questão, muita gente boa se equivoca e depois acaba tendo muita dificuldade de velejar por ter um barco que demanda tripulação e na maioria das vezes conta com a família como tripulação, mas quase nunca os familiares estão dispostos a isso.

Minha recomendação é: Adquira o menor barco que atenda as suas necessidades.

Lembre-se do ditado: "Quanto menor o barco maior será o prazer que ele vai te dar."

No mais, Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário