Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Barcos na água, experiência própria.

Meu aprendizado sobre barcos na água é contínuo, há sempre algo a se aprender enquanto o barco está na água. Primeira consideração: É melhor deixar o barco no seco ou na água? A resposta a esta questão leva em conta uma série de fatores, tais como:
- O sistema de propulsão do barco permite ficar na água direto? Depende do barco, do sistema de propulsão se está no mar ou em água doce. O sistema de propulsão é um dos fatores mais importantes a se considerar para decidir sobre a forma de armazenamento. As embarcações com motor de popa só podem ficar direto na água se forem utilizadas com muita frequência, principalmente se estiverem no mar. O sistema de refrigeração dos motores de popa utilizam a própria água do mar para funcionar o que implica no acúmulo de sal e corrosão dos dutos se a água secar dentro do motor. Se a água for suja ou barrenta há necessidade de lavagem frequente para que não haja entupimento dos dutos de refrigeração do motor. Já os sistemas de propulsão com motor de centro-rabeta, não são indicados a permanecerem na água por mais de 7 dias pois o acúmulo de craca, limo e sujeira podem comprometer o funcionamento da rabeta, neste caso é melhor consultar cada fabricante. Já os sistemas de propulsão com motor de centro-eixo fixo, são mais adequados à permanência longa na água, normalmente são usados nas embarcações de maior porte que não podem ser guardadas em seco.
- O barco foi construído e preparado para ficar na água direto? O material do casco deve ser adequado à permanência na água, deve ser preparado para evitar osmose e infiltrações. Deve ter o fundo pintado com tinta antiencrustante adequada. O convés deve ser autodrenante para evitar alagamentos por chuva. Deve haver sistema autônomo de esgotamento de água no porão. Deve haver registros em bom estado em todos os flanges de captação de água abaixo da linha d'água.
- O local onde o barco vai ficar é abrigado? Essa é uma pergunta meio óbvia, mas fundamental, pois o abrigo em relação a ondas e principalmente ao vento se faz necessário para preservação da embarcação.
- O local permite um fundeio seguro? Nesse caso deve-se considerar tipo de fundo, variação de marés, passagem de outras embarcações etc..

 Há uma infinidade de questões a serem levantadas, não pretendo esgotá-las neste artigo, mas sim chamar a atenção e auxiliar as pessoas a tomarem suas decisões no momento da aquisição de sua embarcação. Existem locais mais ou menos adequados à guarda de cada tipo de embarcação, portanto a necessidade de análise da maior quantidade de fatores envolvidos pode levar a uma decisão mais acertada quando o assunto é guarda de embarcação na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário