Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2013

E chega o momento de pensar em desisitir do barco...

Ontem, conversando com um amigo, pude constatar uma realidade que é mais comum do que muita gente pensa. Desde a compra do barco dele até hoje já se passaram 3 anos e ainda não conseguiu velejar, é isso mesmo, são três anos e nada de velejar. Vamos aqui mostrar esta história para ajudar a orientar as pessoas que desejam comprar seu veleiro de cruzeiro, moradia ou lazer.
Esse amigo comprou um veleiro de 27 pés, usado e relativamente velho, o que o atraiu foi uma aparência razoável e principalmente um bom preço. Viu o veleiro, gostou e sem conhecer bem o que deveria fazer, empolgou-se e logo comprou. A ideia inicial seria morar boa parte do ano a bordo e velejar pela costa brasileira. Nada demais, aparentemente pequenos consertos e algumas adequações no barco seriam necessárias. Foi aí que começaram os problemas. o que seria uma pintura de fundo revelou osmose no casco que foi preciso corrigir, um trabalho de 10 dias rendeu 6 meses e muito dinheiro envolvido, problemas com a honestidade e capacidade dos prestadores de serviço produziram muito retrabalho e gastos extras desnecessários. Bom, agora seriam necessários consertos e ajustes na cabine, nos equipamentos, instalações  hidráulicas e elétricas. Mais problemas com os prestadores de serviço e com a qualidade dos serviços prestados, muito mais aborrecimentos e retrabalhos intermináveis que se arrastam até hoje, passados mais 2 anos e meio e nada de navegar, o barco ainda está parcialmente desmontado e meu amigo já está desanimadíssimo, pensando em vender o barco e abandonar seu sonho de liberdade.
Trata-se de uma história real que ainda está se desenrolando, mas como essa existem muitas. Situações como essa já aconteceram, estão acontecendo e ainda acontecerão muitas, cabe a você leitor tomar medidas necessárias para evitar ou minimizar os problemas na aquisição, manutenção e utilização da sua embarcação.
Algumas dicas úteis para quem pretende adquirir uma embarcação, principalmente um veleiro:
1- Defina a embarcação de acordo com a sua necessidade e condição financeira, disponibilidade de vaga ou local adequado para realizar manutenção.
2- Quanto menor a embarcação maior será o seu prazer.
3- Verifique a necessidade e disponibilidade de tripulação, é muito comum a necessidade de se velejar sozinho, portanto o barco tem que ter tamanho e ser adequadamente equipado para essa situação, quanto maior mais difícil é manobrar, fundear, conduzir e zarpar em solitário.
4- Caso haja necessidade de reparos, antes de comprar, faça orçamentos, verifique prazos compatíveis com o serviço, se os prestadores de serviço são confiáveis e capazes de executar o serviço. Verifique se há disponibilidade de peças e materiais necessários aos reparos.
5- Não tenha pressa e não se empolgue com qualquer oferta. O tamanho do problema é diretamente proporcional ao tamanho do barco, assim como os prazos e preços de serviços.
Espero ajudar as pessoas a não entrarem em uma fria de maneira desavisada, por inexperiência ou mesmo por empolgação com um sonho.
Tornar um sonho realidade exige planejamento, disciplina e muita disposição.

Uma consideração interessante é com relação ao real uso da embarcação. Devemos nos perguntar se vamos de fato usar o barco com a frequência que desejamos. Essa pergunta é importante ser respondida com critério pois todo barco exige local adequado, atenção e manutenção permanente, quanto maior, maior é o custo e a necessidade de manutenção, assim como serviços especializados. Muitas vezes é mais cômodo mantermos um pequeno veleiro ou mesmo um caiaque a vela para uso frequente e quando houver necessidade de um passeio maior usar os serviços de aluguel de veleiros. é uma dica, mas vale a pena pensar, pois nosso tempo é único, é a nossa vida que está passando e dinheiro nenhum consegue comprar tempo que passou para trazê-lo de volta. Vamos viver com alegria evitando o máximo possível de angústia e aborrecimentos.
Escolha bem seu barco e seja muito, mas muito feliz mesmo.