Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Questões práticas para aquisição de um barco.(1)

Esta é uma publicação baseada exclusivamente na minha experiência para comprar um barco, portanto não esgotarei o assunto, mas pretendo esclarecer alguns pontos importantes na hora de escolher um barco a ser comprado.
(1) Considerações Iniciais.
Antes de se decidir por impulso, pergunte qual a real necessidade a ser suprida pelo barco:
- O barco é para: - lazer / transporte de passageiros / transporte de carga / transporte de passageiros e carga / viagens ou cruzeiros...
- Qual o número de pessoas que estarão a bordo e qual a carga a ser transportada
- Navegará em águas abrigadas, mar aberto (navegação costeira), mar aberto (navegação oceânica entre continentes)
- Qual a necessidade de velocidade a ser desenvolvida pela embarcação. Barco veloz, barco lento.
- Qual a intensidade de uso da embarcação: diária, semanal, mensal...
- Onde o barco vai ficar guardado quando não estiver em uso? Vai ser na marina de um clube, em casa, no trabalho...
- Como o barco será colocado e retirado da água?
Todas estas e várias outras questões devem ser respondidas antes de você decidir qual barco irá comprar. Algumas informações são particularmente vitais, pois muitas pessoas escolhem errado sua embarcação e acabam sem conseguir usufruir. A adequação da realidade de cada um e da necessidade é fundamental. Vamos a alguns exemplos práticos:
a) Uma embarcação com motor de centro/rabeta ou motor de popa, não pode ficar direto na água do mar, tem que ser retirada semanalmente para limpeza das articulações e dutos e adoçamento do motor.
b) Uma vaga náutica seca no Rio de Janeiro pode custar muito mais caro que a própria embarcação, portanto, defina primeiro sua infraestrutura depois defina o barco. Em clubes mais populares uma vaga seca pode custar entre R$20.000 e R$50.000, a taxa de manutenção da vaga pode variar entre R$150 e R$ 600 e um marinheiro para limpar o barco uma vez por semana pode cobrar entre R$100 e R$500 por mês dependendo do tamanho do barco.Portanto o custo pode ser alto demais.
c) Vagas molhadas como em Pier ou Poita podem e devem ser consideradas, pois muitas vezes são mais baratas. Devo relembrar que não é qualquer barco que pode ficar direto dentro d'água. Há também necessidade de limpeza e pintura de fundo com grande frequência em barcos que ficam dentro d'água.

domingo, 13 de janeiro de 2013

É como andar de bicicleta, depois que aprende nunca esquece!

Na sexta-feira, dia 11/01/2013, fomos à Lagoa de Maricá para uma velejada muito especial. O Assucy veio de Maceió nos visitar e marcamos essa velejada. O interessante é que já havia 30 anos que o Assucy não velejava e mesmo assim topou encarar a Lagoa de Maricá com o VeleiroK emprestado pelo Danilo (www.veleirok.blogspot.com). Estava chovendo um pouco, mas o vento estava bem legal no início da velejada, depois foi ficando mais fraco, mas não parou de ventar. Devemos agradecer muito a grande gentileza do Danilo em se disponibilizar e emprestar o VeleiroK. Eu fiz o suporte e a filmagem. Incrível é que mesmo depois de tanto tempo longe da vela o Assucy assumiu o comando e velejou, meio enferrujado, mas velejou. Não é o primeiro e nem será o último a fazer isso, já está mais que comprovado que quando realmente aprendemos a velejar, nunca esquecemos. É como andar de bicicleta, depois que aprende nunca esquece!


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FELIZ 2013!

Que nossos corações se encham de amor e felicidade, que nós possamos ser melhores pessoas para este ano que se inicia hoje. Que 2013 seja simples e belo!