Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Recordar é viver... bons momentos!

Na terça-feira o Genilson (Hidroglass-Rio) me passou alguns filmes de 2011 que ele havia feito. Resolvi editá-los e publicar no youtube. São imagens da nossa mini travessia da Ilha da Madeira para a Ilha do Martins em Itaguaí- RJ feita em outubro de 2011. Foi um passeio muito agradável. Na ida pegamos vento contra e levamos mais de duas horas e meia para chegar à Ilha do Martins, mas na volta pegamos vento em popa e fizemos o percurso em cerca de 40 minutos. Um detalhe interessante é que esse meu caiaque amarelo que aparece nas imagens foi o primeiro caiaque à vela comercializado pela Hidroglass-Rio e foi adquirido em novembro de 2009. Ainda tenho esse caiaque que é muito versátil e simples. Depois dele já foram realizadas várias melhorias e muito foi desenvolvido nos caiaques à vela da Hidroglass-Rio. Mas foi a partir da compra desse caiaque que conheci o Genilson e construímos a nossa amizade. Além disso foi com esse caiaque que entrei no mundo da vela popular onde pude conhecer pessoas fantásticas como o Danilo (Veleiro K), construir boas amizades. Pude também desvendar um modo seguro de velejar de forma independente com baixo custo e fácil manutenção, além de serem abertas infinitas portas para uso da criatividade e experimentações em casco, vela, moitões, mastro, retranca. Ou seja, é pura curtição! Vejam as imagens no youtube.


domingo, 16 de setembro de 2012

Sucesso com o novo leme !!!

Enfim, acertei no leme, a ideia deu certo. O novo leme se mostrou ágil e muito leve o que tornou o catanoiak mais manobrável.

Estivemos presentes ao encontro de vela popular do dia 15/09/2012, quando aproveitei a oportunidade para testar o novo leme do catanoiak. Pela manhã o vento ainda estava bastante fraco, por vezes ausente, com o passar das horas foi aumentando de intensidade até entrar o vento Leste bastante forte, medimos vento de 15 nós e rajadas de 18 nós. Velejamos, eu e Karla, no catanoiak por cerca de duas horas e então partimos para um pequeno desafio juntamente com o Danilo (veleiroK) e o Genilson (Hidroglass-Rio), que foi comer pastéis em um bar na margem oposta da lagoa. Foi um desafio, pois o destino era exatamente no contravento, o que exigiu várias manobras para chegar lá. Nada impossível, todos chegaram. Nós do catanoiak demoramos um pouco mais, como já sabem, o catanoiak não tem bolina, o que dificulta muito as cambadas de contravento, pois o eixo do barco fica no leme, facilitando incrivelmente o jibe. Mas no velejo com rumo no contravento o jibe atrapalha o cumprimento de rota. Neste momento entrou a Karla em ação com poderosas remadas auxiliando a cambada no contravento, permitindo o ganho de deslocamento. Foi bem legal. Na volta pegamos o vento Leste em sua maior intensidade, vento em popa e curso direto. Não fosse uma surpresa no meio da lagoa, quando uma rajada mais forte acabou por forçar demais o mastro para frente, o que provocou o rompimento da travessa do suporte do mastro e nos obrigou a retirar o mastro em plena ventania. Como o vento estava a favor e muito forte, a Karla passou para o leme e eu fiquei em pé no catanoiak servindo de vela, foi o suficiente para uma rápida navegada ao ponto de origem. Mais um dia muito bom para velejar e companhia mais do que agradável. Contamos também com a presença do nosso amigo Mauro, que em breve estará velejando conosco em seu novo caiaque a vela que já está em fase adiantada de construção.




















Tem um filminho no youtube com a compilação das fotos.

http://www.youtube.com/watch?v=WbEUjOoSBdA&feature=plcp



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novo leme para o Catanoiak

Hoje terminei uma experiência que há algum tempo venho querendo fazer, utilizar plástico para fazer peças e acessórios para as pequenas embarcações. Neste caso fiz uma peça muito simples que é um leme novo para o catanoiak. Utilizei uma tina de plástico, que já era reaproveitamento de um barril de plástico de 180 litros que foi cortado em duas metades formando duas tinas de cerca de 90 litros cada. Em particular esta tina foi feita por mim em 2003, quando cortei um galão para fazer tinas de gelo e bebida para festas de motociclistas, ficaram ótimas e foram bem utilizadas por vários anos. Acabaram ficando sujas e encardidas, resolvi então dar novo destino a uma delas. Comprei algumas ferramentas para trabalhar com plástico e resolvi aprender. Cortar é fácil, mas soldar depende de treinamento, não é tão fácil quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Enfim o leme está pronto, e é claro, vai flutuar pois o plástico em questão é bem leve, mas acho que o parafuso de articulação vai dar conta de segurá-lo dentro d'água. Vou testar no nosso encontro de vela popular do sábado dia 15/09/2012 em Maricá.


Essa é uma tina igualzinha a que eu cortei. 


A tina foi cortada em tiras. 


Depois utilizei um soprador térmico para aquecer o plástico e depois prensá-lo para desempenar.


Foram utilizadas duas placas de plástico, que foram colocadas de frente uma para a outra, aquecidas e prensadas.


Desempenando as placas.


Desempenando as placas.


Leme pronto na posição totalmente abaixado.


Outra imagem do leme pronto na posição totalmente abaixado.


Leme na posição totalmente levantado.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Elocubrações quase poéticas...

Hoje está frio e tenho que ficar aguardando o contato de um fornecedor, portanto acabei deixando a mente viajar e escrevi um versinho com trocadilho que quase deu um poema. Resolvi publicar, quem sabe pode servir de inspiração para alguém.

HÁ MAR ?
Sim, hÁ MAR demais.
HÁ MAR infinito,
HÁ MAR distante,
HÁ MAR profundo.
HÁ MAR que é lindo e
hÁ MAR que até mata.

Mas AMAR o mar é o que há de bom nesse viver.

Marcelo Maia.