Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Futuro da Vela Popular

O futuro somente a Deus pertence! Já dizia o ditado popular. Mas acredito nisso. Não há como prever ao certo o que vai acontecer. Mas podemos vislumbrar caminhos pelos quais tenderão a seguir. No dia 24/05/2012 eu fiz uma postagem indicando o link da história da vela no Brasil . (http://360graus.terra.com.br/iatismo/default.asp?did=2137&action=reportagem ) Esse link mostra bem de forma bastante resumida o caminho que os iatistas adotaram e hoje sabemos onde chegaram. Foi um longo caminho de mais de 100 anos percorridos. Na vela popular estamos trilhando um novo caminho, mas com mais opções e ferramentas para escolher.

Acredito que existirão muitos desmembramentos daqui para frente. Surgirão novas comunidades, novos projetos, barcos conceito até serem formadas as flotilhas. Daí para frente as comunidades serão reagrupadas de forma espontânea de acordo com as preferências individuais. Certamente serão produzidos modelos em série que disputarão a preferência dos consumidores, daí surgirão o que hoje são as classes do iatismo.

E a prática desportiva será estimulada e praticada, seja como esporte radical ou seja como esporte de confraternização. Regatas serão organizadas. Grandes encontros também serão feitos.

Claro que isso não é clarevidência, mas sim uma análise superficial dos acontecimentos atuais com base na história do iatismo. O comportamento humano não muda muito ao longo do tempo, mesmo com as novas tecnologias e formações sociais, as necessidades são as mesmas. Fazer parte de um grupo ou sociedade é uma das necessidades humanas que serão buscadas fortemente no movimento de Vela Popular. Caberá aos participantes se agruparem e organizarem da mesma forma democrática e informal que iniciou o movimento, sem criar tendências elitistas.

Os exemplos até aqui são muito positivos. Podemos citar a generosidade do Danilo (www.veleirok.blogspot.com), o arrojo e coragem do Genilson (www.hidroglassrio.blogspot.com), a alegria, tolerância e companheirismo do grupo pescaiaqueiros RJ (http://pescaiaqueirosrj.forumeiro.net/forum), bem como seus participantes individualmente. Existem muitos outros exemplos Brasil afora, esses são apenas os mais próximos do meu convívio. Mas são exemplos como esses que formarão uma nova geração de velejadores com novos horizontes e novas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário