Total de visualizações de página

domingo, 28 de outubro de 2012

Lagoa de Maricá em festa da vela popular

Para alguns pode parecer apenas mais um lindo sábado (27/10/2012) de sol com barquinhos passeando pela lagoa. Mas na verdade foi muito emocionante ver seis caiaques a vela velejando em conjunto. Desde o início de 2010 eu velejo naquele trecho da lagoa. Por mais de um ano velejei sozinho no meu caiaque amarelinho. Quem veleja sabe que é muito legal velejar na companhia de outros barcos, daí a emoção de chegar, em tão curto espaço de tempo, a um número considerável de seis caiaques velejando em conjunto. Compareceram neste evento eu, a Karla, o Genilson (www.hidroglassrio.blogspot.com), o Danilo (www.veleirok.blogspot.com), a Nívea, o Pinon, o Sidnei e o Mauro.
Aliás, a estrela do evento foi o caiaque do Mauro que não ia ser batizado por estar em fase final de adaptação de remo para vela, mas que acabou indo para a água e se mostrando bom de vento e de manobras e até um pouco nervoso. Devido a proximidade das amas com o casco o caiaque ficou com pouco apoio lateral o que exigia a escora, mesmo com pouco vento. Como o Mauro tem pouca experiência em velejar e fazia a estréia deste caiaque, ou seja, foi a primeira velejada do Mauro neste caiaque, acabou sendo batizado com uma capotada bem no meio da lagoa. Para ser batizado não tem que molhar a cabeça? Então, molhou tudo.
O Pinon também fez a estréia do caiaque dele com vela, trata-se de um modelo feito pela Caiaquer. Esse novo membro do grupo somente tinha usado este caiaque com remo, mas tomou coragem e resolveu estreá-lo com vela. parece que ele gostou, esperamos agora vê-lo com mais frequência velejando pela lagoa.
A Nívea se mostra cada vez mais engajada na vela, teve a coragem de partir para uma velejada solo no caiaque monoposto que o Genilson levou. Velejou com confiança e fez bonito, mesmo sendo a primeira velejada naquele modelo de caiaque, bem diferente do que ela está acostumada.
O CATANOIAK também esteve presente mas com motor, dando apoio. Na hora do almoço fomos brindados por um banquete com uma sopa de siri fantástica feita pelo Genilson seguida de um churrasco.
O vento estava fraco porém presente. No lado da lagoa que escolhemos para ficar tinha uma sombra de vento bem na chegada à margem, mas passada a sombra tinha um vento que nos permitia velejar até a margem oposta da lagoa. Foi um dia muito agradável e particularmente emocionante para mim. É esse crescimento da vela popular que estamos vendo e sentindo. Sejam todos muito bem vindos e que venham muitos mais velejadores. Parabéns a todos nós.











Nenhum comentário:

Postar um comentário