Total de visualizações de página

domingo, 11 de março de 2012

Velejando o CATANOIAK no encontro de amigos e caiaques a vela

No sábado dia 10/03/2012 fomos novamente à Lagoa de Maricá em mais um encontro de caiaques a vela entre amigos. Estiveram presente o Marcelo Maia com o Catanoiak, o Danilo com o Veleiro K e o Genilson (Hidroglass Rio) com seu caiaque monoposto trimaran/monocasco, além da Karla (esposa do Marcelo Maia), Nívea (esposa do Danilo) e Fabrício (Filho da Nívea). O vento começou moderado e até terminarmos de preparar os caiaques para velejar o vento se tornou muito forte o que acabou por prejudicar o teste de velejada do Catanoiak, mas não atrapalhou a velejada do Danilo e muito menos do Genilson, que adora um vento forte.

O novo leme do Catanoiak não funcionou direito tendo em vista que flutuou. Mesmo com os pesos colocados, o leme ficou muito leve e flutuou o que limitou a velejada pois a área de leme dentro da água foi insuficiente para manter uniforme a direção do barco. Quando o catanoiak adernava um pouquinho o leme ficava totalmente fora da água o que implicava em perda de controle e mudança de direção. No vídeo dá para ver um trechinho da velejada que parece uma velejada de bêbado toda hora perdendo o vento, mas é o efeito do leme saindo da água. Voltemos então à oficina (garagem de casa) para aumentar o peso do leme de forma que finalmente sirva como leme e possamos testar a velejada do Catanoiak.



Um filme geral do nosso encontro na Lagoa de Maricá


Mesmo com o leme flutuando foi possível velejar o Catanoiak por um curto período de tempo, depois o vento ficou muito forte e ficou impossível de controlar o barco pois o leme acabava saindo da água.


Eu e a Karla fizemos uma demonstração de como é difícil virar o catanoiak e de como é fácil desvirá-lo, mesmo com o mastro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário