Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

Casco em W assimétrico?

Vamos passar algumas informações sobre o conceito do catanoiak. Em princípio o catanoiak é um experimento voltado ao desenvolvimento de um formato de casco que atenda algumas necessidades atuais de embarcação direcionada à navegação em águas abrigadas. O primeiro principio que estamos avaliando é a geração de ondas de proa, aquele bigode que os barcos fazem ao se deslocarem pela água. O Casco em W do catanoiak se apresenta com bordos planos e perpendiculares à superfície da água, essa característica tem por objetivo minimizar o arrasto hidrodinâmico no deslocamento  à vante, por outro lado tem a finalidade de maximizar o arrasto lateral possibilitando a navegação à vela dispensando a bolina. A proa do catanoiak foi concebida de uma maneira que as linhas de curvatura seguem dos bordos para o centro da embarcação, justamente o inverso das embarcações tradicionais. Esse formato de proa visa jogar toda perturbação decorrente da penetração do casco na água quando em deslocamento para baixo do casco propiciando um levantamento natural da proa sobre a onda gerada. Também visa diminuir a energia da onda gerada pela proa da embarcação em deslocamento.
Tudo isso parece loucura, mas na verdade o que estamos buscando é desenvolver conceitos novos de embarcações que possibilitem a navegação sem provocar grandes erosões em margens de rios e lagos. Não seria um excesso de zelo pois o crescimento da utilização de embarcações no Brasil foi enorme nas últimas décadas, principalmente das embarcações de esporte e recreio, onde se deve ler LANCHAS.
Novas idéias normalmente são rejeitadas e somente depois de provados seus benefício e reais possibilidades de utilização é que começam a se tornar interessantes. Sendo assim sigo o desenvolvimento deste conceito de forma artesanal e com apoio de uns poucos amigos que acreditam na viabilidade deste conceito. Mas é assim mesmo, continuamos trabalhando em busca de um resultado que esperamos que realmente seja útil ao desenvolvimento de uma navegação sustentável pelas águas deste enorme Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário